Livros sobre Libras e Surdez

AVENTURAS DA BÍBLIA EM LIBRAS

A coleção Aventuras da Bíblia em Libras traz algumas das histórias bíblicas preferidas da garotada. Juntamente com o livreto ilustrado com as histórias de Noé, Sansão, Moisés e Davi, o público recebe também o DVD com essas mesmas histórias interpretadas em Libras, a Língua Brasileira de Libras. Esse é o primeiro volume de uma série de 8 que compõem o Bíblia em Libras, um projeto inovador da SBB, desenvolvido em parceria com o Instituto Expressão Surda (IES). A coleção Aventuras da Bíblia em Libras contribui para que também as crianças surdas tenham acesso às maravilhosas histórias da Bíblia Sagrada.

AVENTURAS DA BÍBLIA EM LIBRAS

INTÉRPRETE DE LIBRAS: EM ATUAÇÃO NA EDUCAÇÃO INFANTIL E NO ENSINO FUNDAMENTAL

A autora apresenta uma série de estudos realizados com intérpretes de Libras em “bidocência”: presença simultânea da professora regente de classe e de intérpretes em salas de aula com crianças surdas. Contempla o leitor com fundamentos teóricos, fatos e comentários de professores regentes e de intérpretes, contribuindo para uma séria reflexão acerca da construção de uma escola bilíngue no ensino regular. Leitura indispensável a intérpretes de Libras, gestores, professores, pais e demais envolvidos em educação de surdos.

Libras, que Língua É Essa?

Ainda é preciso insistir no fato de que a Libras é língua? Desde a década de 1960, ela recebeu o status linguístico, e, ainda hoje, passados quase cinquenta anos, continuamos a afirmar e reafirmar essa legitimidade.O objetivo desse livro é pensar algumas questões relativas à surdez, num momento oportuno e particularmente pertinente, quando decisões políticas têm propiciado um olhar diferenciado para as minorias linguísticas no Brasil. Os discursos sobre o surdo, a língua de sinais e a surdez “abrem-se” para dois mundos desconhecidos entre si: o do surdo em relação ao mundo ouvinte e o do ouvinte em relação ao mundo surdo. O leitor encontrará aqui um ponto de partida para repensar algumas crenças, práticas e posturas à luz das transformações que marcam a área da surdez na atualidade. O que se espera é poder chegar a um novo olhar, a uma nova forma de narrar a(s) realidade(s) surda(s).Dada a amplitude das preocupações aqui delineadas, o livro pode alcançar diferentes públicos: surdos, ouvintes, leigos, profissionais da surdez, estudantes, professores ou simplesmente curiosos.

libras? que lingua é essa

Bilinguismo e Inclusão. Problematizando A Questão

O presente trabalho reflete sobre as atividades realizadas com alunos surdos em nome do bilinguismo. O trabalho, no entanto, não tem como foco a escola, mas sim as atividades realizadas nas salas de recursos, lugar propicio para a aprendizagem, salientando as dificuldades existentes na efetivação de um programa de educação bilíngue para surdos no contexto da inclusão, na forma como está sendo implementada, e apontamos as lacunas existentes entre a legislação, de um lado, e as concepções prática s dos educadores, de outro, sobretudo nas salas de recursos

Dicionário Ilustrado de Libras. Língua Brasileira de Sinais

Este dicionário foi desenvolvido com o objetivo de contribuir para o conhecimento da Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS), idioma gestual usado pelas pessoas surdas no país. Seu conteúdo, elaborado para promover um aprendizado fácil, simples e direto – por meio de textos, fotografias e ilustrações –, é voltado a pessoas surdas e também a pessoas ouvintes interessadas no tema. Além disso, fornece subsídios para que o estudante surdo se aprofunde no conhecimento da língua portuguesa. A obra oferece cerca de 3.200 sinais em LIBRAS, possibilitando a pesquisa de aproximadamente 7.800 palavras em português. Basicamente, cada verbete é formado por uma palavra, fotos com o sinal em LIBRAS, sequência fotográfica com o movimento das mãos, um texto que descreve a execução do movimento, outro com o significado da palavra, uma ilustração e indicação de outras palavras que são representadas pelo mesmo sinal. Este é um material prático, que estimula o estudante a aprender e a se aprofundar cada dia mais na incrível forma de comunicação que é a LIBRAS.

dicionario ilustrativo de libras
Filmes e SériesFilmes LibrasBanner Leis sobre Libras e SurdezLeis sobre Libras e Surdez