Filmes e Séries

Filmes de Libras e Surdez

Confira as dicas de filmes e séries sobre Surdez que separamos para você!

A família Belier

A Família Bélier (2014)

Paula (Louane Emera) é uma adolescente francesa que enfrenta todas as questões comuns de sua idade: o primeiro amor, os problemas na escola, as brigas com os pais… Mas a sua família tem algo diferente: seu pai (François Damiens), sua mãe (Karin Viard) e o irmão são surdos e mudos. É Paula quem administra a fazenda familiar, e que traduz a língua de sinais nas conversas com os vizinhos. Um dia, ela descobre ter o talento para o canto, podendo integrar uma escola prestigiosa em Paris. Mas como abandonar os pais e os irmãos?

the hammer (2010)

The Hammer (2010)

“The Hammer”, filme biográfico dirigido por Oren Kaplan, conta a história de Matt Hamill, um dos mais emblemáticos lutadores surdos dos Estados Unidos. Nascido em Loveland (Ohio, EUA), e incentivado desde criança por seu avô, Matt fez do wrestling (a luta livre) algo central em sua vida, não poupando esforços para ser o melhor. Quando jovem, depois de perder uma bolsa de estudos na Universidade de Purdue, Hamill ingressou na RIT (Rochester Institute of Technology), onde – além de brilhar em campeonatos nacionais – estreitou contato com o mundo surdo (e com a Língua de Sinais Americana) e conheceu Kristi, militante Surda por quem logo se apaixonou. Estrelado por Russel Harvard, o filme conta com a participação de Shoshannah Stern, Michael Anthony Spady e Lexi Marman, também surdos, e traz à tona uma série de questões relacionadas ao dia-a-dia de pessoas surdas.

Black (2005)

Michelle McNally é uma garota surdocega nascida em uma rica família anglo-indiana. Ainda pequena, prestes a ser internada em um asilo, passa a ser educada por um brilhante professor (Debraj Sahai), com quem divide sonhos e vivencia os momentos mais importantes de sua vida. De criança “intratável”, Michelle passa a se comunicar por língua de sinais tátil, escrita manual, Braille e Tadoma, realizando grandes conquistas. Quando reencontra o seu professor, sua luz é que os guia na escuridão.

Babel (2006)

Um ônibus repleto de turistas atravessa uma região montanhosa do Marrocos. Entre os viajantes estão Richard (Brad Pitt) e Susan (Cate Blanchett), um casal de americanos. Ali perto os meninos Ahmed (Said Tarchani) e Youssef (Boubker At El Caid) manejam um rifle que seu pai lhes deu para proteger a pequena criação de cabras da família. Um tiro atinge o ônibus, ferindo Susan. A partir daí o filme mostra como este fato afeta a vida de pessoas em vários pontos diferentes do mundo: nos Estados Unidos, onde Richard e Susan deixaram seus filhos aos cuidados da babá mexicana; no Japão, onde um homem (Kôji Yakusho) tenta superar a morte trágica de sua mulher e ajudar a filha surda (Rinko Kinkuchi) a aceitar a perda; no México, para onde a babá (Adriana Barraza) acaba levando as crianças; e ali mesmo, no Marrocos, onde a polícia passa a procurar suspeitos de um ato terrorista.

A linguagem do coração (2014)

Em 1897, Marie Heurtin nasceu cega e surda, filha de um humilde artesão e sua mulher. Aos 14 anos, Marie vive em seu próprio mundo, incapaz de se comunicar com as pessoas ao seu redor. Seu pai, desesperado para estabelecer uma conexão com a filha, não quer enviá-la para um manicômio. Ele descobre que uma ordem de freiras católicas cuida de um instituto para crianças surdas, e a leva até lá. No convento, a jovem aprende a se comunicar com a ajuda da idealista Irmã Marguerite.

Deaf U (2020)

Deaf U é um reality show americano na Netflix que acompanha um grupo de estudantes universitários surdos e com deficiência auditiva que estudam na Gallaudet University, uma universidade privada para educação de surdos, localizada em Washington D.C. Entre os produtores executivos da série está o ativista surdo, modelo e ator Nyle DiMarco, segundo ele, o objetivo da série é mostrar as pessoas surdas como pessoas normais, com diferentes contextos de vida.

Switched at Birth (2011)

Bay Kennish é uma adolescente que cresceu em uma família rica com dois pais e um irmão. A amiga Daphne Vasquez, que perdeu sua audição ainda criança, foi criada por uma mãe solteira em um bairro operário. Um dia, na aula de química, Bay descobre que seu tipo sanguíneo não bate com nenhum de seus pais e testes oficiais confirmam que a garota não é filha biológica deles. Quando os Kennish conhecem Daphne e sua mãe, Regina, percebem que as garotas foram trocadas na maternidade. Com a descoberta, os Kennish permitem que Regina (que passa por dificuldades financeiras), Daphne e a avô de Daphne morem em sua casa de hóspedes. As duas famílias, que são completamente opostas, lutam para aprender a viver juntas pelo bem das garotas que, por sua vez, lutam para manter um pé no mundo que conhecem e outro no novo em que foram jogadas.

A Pós-Graduação em Libras da Uníntese está chegando a Campinas/SPLivros sobre Libras e Surdez