Librazuka: conheça o aplicativo que ensina Libras de maneira simples

Um aplicativo que ensina Libras de forma simples e totalmente gratuito?

Esse é o Librazuka!

Aplicativo desenvolvido por um grupo de estudantes do curso de Ciência da Computação. A ideia do aplicativo é facilitar a comunicação com pessoas que têm deficiência auditiva e de fala. É constantemente atualizado pensando em ajudar as pessoas a entenderem melhor a Libras.

A partir de algumas pesquisas, os alunos perceberam que, mesmo sendo a segunda língua oficial do Brasil, Libras ainda é desconhecida para a maioria dos brasileiros. Somado a essa necessidade, também havia espaço no mercado que impulsionasse a iniciativa.

Com a ideia planejada, surgiu o desafio de aprender Libras. Os alunos se matricularam para entender como falar Libras e, inclusive, desenvolveram o aplicativo com validações e experiências próprias realizadas durante esse aprendizado.

Qual o objetivo do aplicativo no ensino da Libras?

Com conteúdo lúdico e linguagem simples, o app visa auxiliar na fixação das informações teóricas através de exercícios, jogos e animações.

“Num futuro próximo gostaríamos que a comunidade de usuários possa ajudar a incluir, melhorar ou até corrigir todo o conteúdo do app, assim mais pessoas podem aprender e aprofundar seus conhecimentos”, comenta o grupo de estudantes criadores do aplicativo.

Como funciona o aplicativo?

Ele apresenta módulos teóricos (alfabeto, números e gramática) e jogos que auxiliam na fixação do conteúdo. Além disso, conta com dois dicionários (Ordem alfabética e Configuração de Mão) e opção com realidade aumentada – ao posicionar a câmera do celular sobre uma imagem pré-determinada, uma animação 3D é exibida demonstrando o gesto em Libras para aquela palavra.

Não é demais?

O Librazuka está disponível para Android e pode ser baixado gratuitamente clicando aqui. Mais de 50 mil downloads já foram realizados.

Pós-Graduação em Libras: venha para a nova turma do Rio de JaneiroQuer ganhar um curso grátis na área do Autismo?