Blog “Mãos do Dourado”

Blog como ferramenta de interação e de compartilhar conhecimentos.

Blog é uma abreviatura da palavra inglesa que originalmente é “weblog”, que significa uma página web, que podem ser acessadas frequentemente e que permite a inserção de imagens, textos de pequenos tamanhos, links de sites relacionados ao tema abordado no blog, comentários, assim como ideias e pensamentos do próprio autor do blog.

A Tecnologia e as novas ferramentas simbolizam uma nova fase na vida das pessoas impactando diretamente no seu cotidiano, transformando o modo de comunicar, estudar, trabalhar e de interagir, reduzindo os espaços e tempos no acesso as informações o que interfere diretamente na forma de agir e pensar.

Os Blogs possibilitaram que as pessoas, ou seja, os internautas se tornassem autores e produtores de suas informações, podendo inseri-las e disseminá-las nestes ambientes e possibilitando com que outras pessoas possam acessá-las independente do espaço e local que estejam, desde que tenha um instrumento tecnológico com acesso à internet.

A grande repercussão do blog está associada ao fato de ser um espaço constituído na web, além de permitir com que pessoas sem conhecimento aprofundado em programação e construção de websites, possam criar seu blog e gerenciá-lo, atualizá-lo e inserir outros recursos tornando-o mais atraente e dinâmico.

[…] a facilidade para a edição, atualização e manutenção dos textos em rede foram – e são – os principais atributos para o sucesso e a difusão dessa chamada ferramenta de autoexpressão. A ferramenta permite, ainda, a convivência de múltiplas semioses, a exemplo de textos escritos, de imagens (fotos, desenhos, animações) e de som (músicas, principalmente). (KOMESU, 2004, p. 111)

Uma das características principais da tecnologia, ou seja, da internet na sociedade atual é a rapidez com que as informações são transmitidas, “o fluxo de informações na internet ocorre de maneira descentralizada, não hierarquizada, acarretando na [sic] circulação livre da informação para todos.” (RIOS; MENDES, 2014, p.161). Nesse contexto, surgem os blogs como um diário digital no qual a pessoa torna-se autor e produtor do mesmo, podendo publicar notícias, histórias e dentre outras informações que desejar, além de possibilitar que outras pessoas também possam participar como colaboradores no seu blog, promovendo um diálogo entre todos os envolvidos.

Atualmente, o blog também ocupa um lugar de destaque no contexto educacional, esse fato pode ser comprovado pelos diversos tipos de blogs com fins pedagógicos. Barbosa e Granado (2004, p. 69) corroboram com essa afirmação dizendo que “se há alguma área onde os weblogs podem ser utilizados como ferramenta de comunicação e de troca de experiências com excelentes resultados, essa área é sem dúvida, a da educação”. (BARBOSA; ANDRADE, 2020, p. 35).

No contexto educacional, esta ferramenta proporciona vantagens significativas em relação a interação, além de oportunizar ao professor ser o mediador na produção de conhecimentos, promovendo discussões por meio dos comentários e postagens realizadas no Blog, fomentando assim a interação entre os envolvidos na gestão e manutenção do Blog e os participantes, assim como instigá-los a uma escrita colaborativa, um pensamento crítico e a uma capacidade argumentativa. Com isso desenvolver nos alunos a possibilidade de um aprendizado fora da sala de aula, de modo interativo e lúdico. Além de desenvolver nos mesmos a habilidade de pesquisar e selecionar informações e conteúdos coerentes a temática abordada no Blog.

O Blog como ferramenta educativa possibilita aos professores utilizá-lo nas práticas educacionais como estratégias e recurso pedagógico. Nesse sentido, como recurso o blog se caracteriza por viabilizar um espaço que oportuniza aos alunos a estar em contato com informações especializadas, assim como a informações disponibilizadas pelo próprio professor, como por exemplo dicas de leitura, vídeos ou materiais que podem ser utilizados na aula ou fora da sala de aula. E como estratégia pode ser usado como um portifólio digital ou diário digital do aluno, onde o mesmo irá registrar as atividades conforme solicitado pelo professor, além de oportunizar um espaço de trocas, de debate e de inclusão.

A diferença entre essas duas utilizações é que no primeiro caso – blog como recurso – compete ao professor selecionar materiais, vídeos, textos, e informações a serem divulgadas, enfim, postar conteúdos e alimentar o blog. Os alunos apenas podem postar comentários e fazer leitura dos materiais. Na segunda situação, os estudantes é quem têm o papel ativo, e cabe a eles pesquisar, selecionar e até mesmo produzir o material que será postado (SILVA, 2010 apud RIOS; MENDES, 2014, p. 162)

Esta ferramenta tecnológica aproxima professores e alunos, além de possibilitar reflexões  e conhecimentos sobre diferentes conteúdos, ampliando o tempo da aula e oportunizando aos professores acompanhar o desenvolvimento do aluno e propor intervenções no intuito de  envolver o coletivo da escola e a comunidade escolar no compartilhar de conhecimentos, trocas de experiências entre os alunos, os pais, professores e a sociedade em geral.

Os blogs na educação facilitam a interação e a interatividade, o compartilhar de informações e ideias, além de permitir que as informações sejam atualizadas rapidamente e constantemente, tanto pelo aluno como pelo professor, oportunizando assim a realização de projetos coletivos e individuais, promovendo o diálogo entre diferentes grupos, instituições, componentes curriculares e comunidades culturais, oportunizando desse modo que sejam construídas redes de saberes ou comunidades de aprendizagem.

Segundo Barbosa e Andrade, “[..] criar um blog é uma boa estratégia para o professor inserir-se de forma ativa na rede, iniciando sua cultura de uso de recursos da Web 2.0. Esse uso irá deixá-lo mais confortável para aplicá-lo juntos aos alunos.” (2020, p. 36).

Blog “Mãos do Dourado”

Na internet há inúmeras ferramentas tecnológicas, aplicativos e softwares que possuem acessibilidade para os surdos e que possibilitam trocas de conhecimentos e interações sociais, linguísticas e culturais. Dentre os aplicativos pode-se destacar o Blog como um excelente recurso usado por muitas pessoas surdas e pela comunidade surda para compartilhar informações, ações, conhecimentos, pesquisas sobre a língua de sinais e eventos na área da Libras.

O blog “Mãos do Dourado” tem o objetivo de compartilhar com as pessoas, principalmente com as pessoas ouvintes, professores e sociedade em geral, informações sobre a Língua Brasileira de Sinais, assim como tópicos específicos sobre Educação, Cultura e Arte. Possibilitando a todos o acesso ao conhecimento em cada uma dessas áreas, também possui o espaço intitulado “Mural Interativo” onde os internautas poderão compartilhar, publicar e divulgar eventos e ações com o foco nas áreas específicas do blog.

O blog “Mãos do Dourado” tem um caráter informativo, educacional em um formato interativo, e em respeito à comunidade surda que é visual, possui cores e imagens que chamam a atenção e despertam o interesse tanto dos surdos como dos ouvintes no manuseio do mesmo, buscando informações e conhecimentos sobre as categorias contemplados no blog.

Conforme exposto o blog foi subdividido em três tópicos principais, nas categorias consta o tópico da Educação, neste está disponível para acesso e leitura a coleção “Conhecendo a Libras” com os cinco e-books que foram criados e produzidos no intuito de oportunizar o conhecimento sobre a Língua Brasileira de Sinais.

Arte, Tecnologia e bilinguismo na educação de surdosPoesia: “Conhecendo a Libras”
Open chat
1
Olá, como posso te ajudar?
Relacionamento Uníntese
Olá, 👋🏼
como podemos te ajudar?