Blog como ferramenta de interação e de compartilhar conhecimentos.
Blog é uma abreviatura da palavra inglesa que originalmente é “weblog”, que significa uma página web, que podem ser acessadas frequentemente e que permite a inserção de imagens, textos de pequenos tamanhos, links de sites relacionados ao tema abordado no blog, comentários, assim como ideias e pensamentos do próprio autor do blog.
A Tecnologia e as novas ferramentas simbolizam uma nova fase na vida das pessoas impactando diretamente no seu cotidiano, transformando o modo de comunicar, estudar, trabalhar e de interagir, reduzindo os espaços e tempos no acesso as informações o que interfere diretamente na forma de agir e pensar.
Os Blogs possibilitaram que as pessoas, ou seja, os internautas se tornassem autores e produtores de suas informações, podendo inseri-las e disseminá-las nestes ambientes e possibilitando com que outras pessoas possam acessá-las independente do espaço e local que estejam, desde que tenha um instrumento tecnológico com acesso à internet.
A grande repercussão do blog está associada ao fato de ser um espaço constituído na web, além de permitir com que pessoas sem conhecimento aprofundado em programação e construção de websites, possam criar seu blog e gerenciá-lo, atualizá-lo e inserir outros recursos tornando-o mais atraente e dinâmico.
Uma das características principais da tecnologia, ou seja, da internet na sociedade atual é a rapidez com que as informações são transmitidas, “o fluxo de informações na internet ocorre de maneira descentralizada, não hierarquizada, acarretando na [sic] circulação livre da informação para todos.” (RIOS; MENDES, 2014, p.161). Nesse contexto, surgem os blogs como um diário digital no qual a pessoa torna-se autor e produtor do mesmo, podendo publicar notícias, histórias e dentre outras informações que desejar, além de possibilitar que outras pessoas também possam participar como colaboradores no seu blog, promovendo um diálogo entre todos os envolvidos.
No contexto educacional, esta ferramenta proporciona vantagens significativas em relação a interação, além de oportunizar ao professor ser o mediador na produção de conhecimentos, promovendo discussões por meio dos comentários e postagens realizadas no Blog, fomentando assim a interação entre os envolvidos na gestão e manutenção do Blog e os participantes, assim como instigá-los a uma escrita colaborativa, um pensamento crítico e a uma capacidade argumentativa. Com isso desenvolver nos alunos a possibilidade de um aprendizado fora da sala de aula, de modo interativo e lúdico. Além de desenvolver nos mesmos a habilidade de pesquisar e selecionar informações e conteúdos coerentes a temática abordada no Blog.
O Blog como ferramenta educativa possibilita aos professores utilizá-lo nas práticas educacionais como estratégias e recurso pedagógico. Nesse sentido, como recurso o blog se caracteriza por viabilizar um espaço que oportuniza aos alunos a estar em contato com informações especializadas, assim como a informações disponibilizadas pelo próprio professor, como por exemplo dicas de leitura, vídeos ou materiais que podem ser utilizados na aula ou fora da sala de aula. E como estratégia pode ser usado como um portifólio digital ou diário digital do aluno, onde o mesmo irá registrar as atividades conforme solicitado pelo professor, além de oportunizar um espaço de trocas, de debate e de inclusão.
Esta ferramenta tecnológica aproxima professores e alunos, além de possibilitar reflexões e conhecimentos sobre diferentes conteúdos, ampliando o tempo da aula e oportunizando aos professores acompanhar o desenvolvimento do aluno e propor intervenções no intuito de envolver o coletivo da escola e a comunidade escolar no compartilhar de conhecimentos, trocas de experiências entre os alunos, os pais, professores e a sociedade em geral.
Os blogs na educação facilitam a interação e a interatividade, o compartilhar de informações e ideias, além de permitir que as informações sejam atualizadas rapidamente e constantemente, tanto pelo aluno como pelo professor, oportunizando assim a realização de projetos coletivos e individuais, promovendo o diálogo entre diferentes grupos, instituições, componentes curriculares e comunidades culturais, oportunizando desse modo que sejam construídas redes de saberes ou comunidades de aprendizagem.
Segundo Barbosa e Andrade, “[..] criar um blog é uma boa estratégia para o professor inserir-se de forma ativa na rede, iniciando sua cultura de uso de recursos da Web 2.0. Esse uso irá deixá-lo mais confortável para aplicá-lo juntos aos alunos.” (2020, p. 36).
Blog “Mãos do Dourado”
Na internet há inúmeras ferramentas tecnológicas, aplicativos e softwares que possuem acessibilidade para os surdos e que possibilitam trocas de conhecimentos e interações sociais, linguísticas e culturais. Dentre os aplicativos pode-se destacar o Blog como um excelente recurso usado por muitas pessoas surdas e pela comunidade surda para compartilhar informações, ações, conhecimentos, pesquisas sobre a língua de sinais e eventos na área da Libras.
O blog “Mãos do Dourado” tem o objetivo de compartilhar com as pessoas, principalmente com as pessoas ouvintes, professores e sociedade em geral, informações sobre a Língua Brasileira de Sinais, assim como tópicos específicos sobre Educação, Cultura e Arte. Possibilitando a todos o acesso ao conhecimento em cada uma dessas áreas, também possui o espaço intitulado “Mural Interativo” onde os internautas poderão compartilhar, publicar e divulgar eventos e ações com o foco nas áreas específicas do blog.
O blog “Mãos do Dourado” tem um caráter informativo, educacional em um formato interativo, e em respeito à comunidade surda que é visual, possui cores e imagens que chamam a atenção e despertam o interesse tanto dos surdos como dos ouvintes no manuseio do mesmo, buscando informações e conhecimentos sobre as categorias contemplados no blog.
Conforme exposto o blog foi subdividido em três tópicos principais, nas categorias consta o tópico da Educação, neste está disponível para acesso e leitura a coleção “Conhecendo a Libras” com os cinco e-books que foram criados e produzidos no intuito de oportunizar o conhecimento sobre a Língua Brasileira de Sinais.