Letras/Libras: quais as diferenças entre bacharelado e licenciatura?

Quais as diferenças entre bacharelado e licenciatura? Você sabe?

Esses são os dois tipos de cursos superiores mais comuns no Brasil, e têm algumas diferenças entre si. Esses detalhes que diferenciam as modalidades precisam ser levados em conta na hora que uma pessoa está escolhendo o curso que irá fazer.

Acompanhe esse texto até o fim e saiba diferenciar licenciatura e bacharelado. E o mais importante: descubra qual delas tem mais a ver com os seus objetivos.

O que é bacharelado?

Os cursos de bacharelado têm enfoque voltado à atuação na prática daquela profissão. Se formos pegar o exemplo de alguém que se forma em engenharia, por exemplo, esse profissional se habilita ao longo da graduação a ser engenheiro. O mesmo vale para direito, que forma profissionais aptos a serem advogados. Uma pessoa com formação de bacharel em Letras/ Libras, tem como foco a atuação na tradução e interpretação da Língua Brasileira de Sinais, seja em empresas, órgãos públicos ou quaisquer instituições nas quais haja necessidade de alguém que trabalhe com a Libras.

O que é licenciatura?

Os cursos de licenciatura preparam profissionais para atuarem como professores das áreas nas quais se formam. Alguém com diploma de Letras/Libras licenciatura estará apto a ensinar a Língua Brasileira de Sinais, nas escolas, por exemplo. O mesmo vale para quem faz a graduação em Pedagogia.

Outra diferença está no tipo de abordagem profissional. Enquanto nos bacharelados, são necessários conhecimentos técnicos específicos da área, na licenciatura esses conhecimentos são voltados para as práticas pedagógicas de ensino, em como ensinar os conteúdos para que sejam compreendidos da melhor forma possível.

Principais diferenças entre bacharelado e licenciatura

Em termos de titulação, tanto o bacharelado quanto a licenciatura têm a mesma validade como ensino superior. As diferenças básicas entre bacharelado e licenciatura são:

Bacharelado: forma para atuar como profissional específico daquela área. Exemplo: engenheiro, médico, advogado.

Licenciatura: forma para atuar no ensino de uma determinada área. Exemplo: pedagogia, letras, etc.

Conclusão

Apesar de parecerem sutis as diferenças entre Bacharelado e Licenciatura, as formações de cada uma dessas modalidades são bem distintas entre si.

Se você deseja trabalhar com Libras, por exemplo, é interessante se perguntar se essa vontade é de atuar com a língua na prática, como tradutor, intérprete ou em outras atividades práticas relacionadas à área. Ou se a sua vontade é atuar na docência, ensinando a Libras. Ou ainda atuar na área de pedagogia, no planejamento de aulas e conteúdos didáticos voltados à Libras.

Sabemos que a tomada de decisão pela profissão a qual queremos seguir não é simples, e é por isso que é tão importante escolher com calma.

Se você quiser atuar na Libras, o melhor caminho é pela Uníntese. Somos uma instituição referência no ensino da Língua Brasileira de Sinais. Contamos com professores surdos e a melhor equipe para que sua trajetória possa contribuir com uma sociedade mais inclusiva.

Sem comentários