Crianças aprendem Libras para se comunicar com colega surdo

Da cidade de Caldas Novas, em Goiás, vem um exemplo inspirador: crianças estão aprendendo a Libras para se comunicar com um colega surdo.

Tudo começou quando uma escola da rede municipal de ensino de Caldas Novas recebeu um novo aluno, o pequeno João Felipe Rodrigues, de 8 anos de idade. O menino é surdo desde que nasceu e tem uma tradutora intérprete de Libras para se comunicar em sala de aula. É através dela que ele aprende os conteúdos enquanto está na escola.

Crianças aprendem Libras para se comunicarem com João

Acontece que nos últimos tempos, os próprios colegas passaram a ter interesse em aprender a Língua Brasileira de Sinais, especialmente para poderem se comunicar com o João. Ele é o único aluno surdo da turma.

Os colegas acabaram pegando gosto pelo aprendizado da Libras.

“Eu gosto muito de aprender libras, falar com o João, brincar com ele”, disse Micaelly Victoria, de 7 anos.

Já a pequena Yasmin Andrade, também de 7 anos, afirmou que está passando adiante os novos conhecimentos: “Ensinar Libras para os meus irmãos, para os meus amigos, é bom aprender Libras”, disse.

A intérprete de Libras que atua juntos às crianças Iasnaia Poliana Costa afirma que, durante o ensino de crianças surdas, é essencial que todos estejam envolvidos no processo de aprendizagem.

“O aluno surdo quando é inserido na sala de aula é obrigação do professor inserir a turma no contexto dele. O João está sendo preparado para a vida e ele não pode ser preparado para a vida sozinho”, contou a intérprete.

A mãe do estudante a psicóloga Carina Couto conta que, inicialmente, teve dificuldades para achar um local onde o filho pudesse estudar de forma inclusiva.

“No começo, a gente teve muita dificuldade para achar um profissional. Eu fui trabalhando com ele em casa, alfabetizando ele em Libras em casa”, disse a mãe.