Aluno autista conta a sua história em projeto de curta-metragem
Com incentivo de professora do atendimento especializado e da família, aluno autista do 9º ano desenvolve pesquisas e produz filme com dinossauros
“Sou professora especialista em TEA (Transtorno do Espectro do Autista) de sala de recursos e itinerância no AEE (Atendimento Educacional Especializado). Em escolas públicas do estado de São Paulo, procuro realizar no início do ano letivo uma sondagem sobre o perfil dos alunos, em particular com cada criança e também com suas famílias. Tento identificar suas angústias, ansiedades, alegrias e expectativas, além de seus gostos, dificuldades e potenciais de aprendizagem”, revela Maria de Lourdes de Moraes Pezzuol.
A atividade em vídeo garantiu a participação do aluno no Festival de curta metragem, realizado pela Diretoria de Ensino da região de Mogi das Cruzes no final ano de 2018. Com uma proposta de integração com a disciplina de arte, ela incentivou o aluno ir além da aprendizagem de sala de aula ao demandar pesquisas em livros e na internet sobre a vida dos dinossauros (gosto e curiosidade que ele tem desde pequeno), realizar filmagem, tirar fotos e participar da montagem dos cenários e ajustes da organização de forma ativa.
O processo de produção do curta também possibilitou maior aproximação da família, onde a mesma colaborou com relatos e fotos sobre a história que foi narrada. Após o desenvolvimento desse projeto de aula, a família relata que Vinicius está interessado em fazer curso de fotografia, está mais falante e confiante de suas ações.
Confira o curta:
Fonte: Aluno com autismo conta sua história em projeto de curta-metragem