Bacharel em Letras Libras

Em 2022, a Língua Brasileira de Sinais completa 20 anos desde que foi reconhecida em nosso país. Desde então, muita coisa aconteceu, e uma das principais conquistas foi a regulamentação da profissão de Tradutor e Intérprete de Libras, em 2010.

Isso abriu espaço para que pessoas pudessem oficialmente dedicar a vida profissional à tradução e interpretação da Língua Brasileira de Sinais.

E a maneira mais segura de ter uma carreira de sucesso nessa área é apostar em uma formação de bacharel em Letras Libras.

A Faculdade Uníntese oferece o curso superior em Letras Libras – Bacharelado, no formato EaD. Desta forma, é possível o estudante fazer as aulas no conforto de sua casa ou de onde estiver. O diferencial, no caso da Uníntese, é que os alunos terão encontros ao vivo com os professores e colegas, por meio de aulas on-line. As turmas são de, no máximo, 30 alunos, o que permite um aprendizado maior e a chance de interação maior com a turma.

O curso de bacharelado em Letras Libras da Uníntese tem 3 anos de duração e, ao longo da formação, o estudante terá aulas com professores ouvintes e surdos, que poderão compartilhar como ninguém como é o universo dos surdos.

Essa formação foi pensada para que o profissional saia da faculdade com amplo conhecimento da cultura surda, sabendo todas as técnicas e vocabulário para que possa atuar nos mais diferentes espaços e situações que envolvam a Libras.

O diferencial de um profissional com o título de bacharel é a valorização profissional e a remuneração equivalente a quem tem ensino superior. Na maioria dos concursos públicos com vagas para tradutores e intérpretes de Libras, a formação exigida é de bacharel em Letras Libras.

Quais serão as minhas oportunidades como profissional?

Atuar nos processos seletivos para tradutor e intérprete em cursos de instituições de ensino e nos concursos públicos;

Trabalhar em eventos, espetáculos culturais, debates políticos, no meio religioso e onde mais houver a necessidade de tradução e interpretação da Libras.

Atuar no apoio à acessibilidade aos serviços e às atividades-fim das instituições de ensino e repartições públicas, empresas privadas.

Prestar seus serviços em depoimentos em juízo, em órgãos administrativos ou policiais.

Estude na instituição que melhor prepara profissionais da Libras no país

No caso de quem faz a faculdade na Uníntese, outro diferencial é a formação em uma instituição referência nacional no ensino da Libras e na educação inclusiva. Com 20 anos de história, já formamos milhares de profissionais, em todos os estados do Brasil.

O curso de bacharelado em Letras Libras da Faculdade Uníntese tem nota máxima na avaliação do MEC.

Resumo

Modalidade: EAD

A partir de R$ 332,00 (Bolsa de 30%+15%)

Confira todas as nossoas condições de bolsas aqui

 10% de CASHBACK

 

Faça sua matrícula

Carga Horária:

3.130h

Duração:

3 anos

Modalidade:

A distância

Mais sobre a Graduação

HABILITAÇÕES E ÁREAS DE ATUAÇÃO

Atuar nos processos seletivos para tradutor e intérprete em cursos de instituições de ensino e nos concursos públicos;

Trabalhar em eventos, espetáculos culturais, debates políticos, no meio religioso e onde mais houver a necessidade de tradução e interpretação da Libras.

Atuar no apoio à acessibilidade aos serviços e às atividades-fim das instituições de ensino e repartições públicas, empresas privadas.

Prestar seus serviços em depoimentos em juízo, em órgãos administrativos ou policiais.

O QUE VOCÊ VAI APRENDER NO CURSO?

Além dos conhecimentos gerais, que ajudam você a entender melhor o ser humano e a sociedade, o curso desenvolve os conhecimentos específicos para a formação em Língua Portuguesa e em Libras. Os conhecimentos serão adquiridos naturalmente, com o estudante mergulhando nos dois idiomas para a compreensão de fenômenos linguísticos e gramaticais, de aspectos da Literatura, de diferentes gêneros e manifestações da linguagem e da cultura. Os conteúdos estarão preparando o estudante para a docência e outras áreas de atuação numa perspectiva bilíngue e inclusiva, priorizando o uso da língua em situações comunicativas, com a formação de habilidades e competências essenciais para todos os níveis de leitura, da escrita, da comunicação visuoespacial da Libras e verbal da Língua Portuguesa.

O CURSO VAI ENSINAR LIBRAS?

O estudante irá aprender a Língua Brasileira de Sinais e estará apto a se comunicar na Língua e para o exercício da docência. Para o domínio e fluência na Libras, o estudante estará frequentando, também a ESCOLA DE LIBRAS da Unintese (a eLibras) com um percurso formativo completo, em uma plataforma exclusiva para a aprendizagem da língua desde os passos iniciais até os níveis mais avançados, visando a fluência na Libras.

COMO É O ENSINO NO CURSO?

O ensino é desenvolvido com metodologia inovadora, própria da instituição, denominada Aprendizagem para a Compreensão – AprendoCOM – fundamentada em bases teóricas, com diretrizes para o processo ensino-aprendizagem através de conteúdos atuais, científicos e significativos, organizados para possibilitar a autoaprendizagem, oportunizando o acesso antecipado aos conceitos e conteúdos, motivando o estudante para conhecer, refletir, interagir com o professor, o tutor, os colegas, numa proposta de Sala de Aula invertida. A proposta de ensino é centrada no estudante, incentivando-o à busca de soluções para questões que o inquietam, através da investigação nos conteúdos do curso, na leitura e compreensão dos textos, na exploração dos vídeos, na participação das aulas interativas ao vivo, na retomada dos conteúdos, possibilitando chegar ao conhecimento com autonomia e ética.

AS AULAS E A INTERAÇÃO ENTRE PROFESSORES E ESTUDANTES

As aulas, os conteúdos, os materiais de estudos e recursos didáticos estarão disponíveis aos estudantes no Ambiente Virtual de Aprendizagem. Uma infinidade de recursos metodológicos e situações didáticas para a sua aprendizagem.

Já as as interações acontecem prioritariamente nas aulas ao vivo online. Visando garantir a aprendizagem, a FADS tem um sistema próprio de aulas ao vivo online, com periodicidade semanal (e  eventualmente quinzenal para algumas disciplinas), em que o estudante tem a oportunidade de interagir com o professor e com os colegas, proporcionando a retomada de conteúdos, o saneamento de dúvidas e orientações de trabalhos.

O compartilhamento de ideias e conhecimentos acontece também com o uso de ferramentas, como Fórum, Chats, contatos com professores e tutores através de mensagens, grupos em redes sociais.

SUPORTE À APRENDIZAGEM E USO DAS TECNOLOGIAS

Todas as estratégias serão agilizadas para que o estudante avance, obtenha aprovação em seus estudos com qualidade, visando a excelência profissional. Para suprir dificuldades na aprendizagem, estarão disponíveis as Trilhas de Aprendizagem, com estratégias de ensino personalizadas, através de planos, rotas e atividades individuais, aulas, atividades colaborativas em pequenos grupos e tarefas de estudos que possibilitam a retomada dos conteúdos, viabilizando que o estudante acompanhe o curso com sucesso. O desenvolvimento do curso se realiza através da mediação e apoio da tecnologia, com o acompanhamento e orientação dos profissionais do curso e da instituição (professores, tutores, monitores e de apoio técnico), estando junto do estudante para orientar, acompanhar, auxiliar na superação de problemas no âmbito da tecnologia e do acesso aos estudos do curso.

A atuação COMO PROFISSIONAL:

Atuação nas áreas de:

  • comunicação institucional;
  • em mercados editoriais;
  • em projetos e consultorias que envolvam linguagem ou línguas;
  • em plataformas de aprendizagem virtual;
  • em serviços de produção e revisão textual de LP e Libras;
  • em produção de conteúdos didáticos.

O processo seletivo dar-se-á mediante o preenchimento de:

  • ficha de cadastro com dados do candidato;
  • pagamento da taxa de inscrição;

– questionário de conhecimentos da Língua Portuguesa (5 questões);

Serão considerados aprovados, os candidatos que obtiverem pontuação igual ou superior a 60 pontos no questionário de conhecimentos básicos de Língua Portuguesa (escrita).

Clique no botão abaixo e veja a estrutura completa.

O que é CASHBACK?
Cashback é quando uma porcentagem do seu dinheiro é devolvida, após a realização de um pagamento. Por isso, na FADS/Uníntese quem paga a mensalidade em dia tem vantagens! Você recebe 10% em cashback para ser usado na sua pós-graduação após a conclusão do seu curso de graduação.;

PEDAGOGIA EDUCAÇÃO ESPECIAL (EAD)PEDAGOGIA EDUCAÇÃO ESPECIAL
Open chat
1
Olá, como posso te ajudar?
Relacionamento Uníntese
Olá, 👋🏼
como podemos te ajudar?