Um canal de televisão bilíngue, que conjuga Libras e Língua Portuguesa, especificamente para surdos? Até alguns anos atrás parecia ser algo impossível. A TV Ines tem apenas 5 anos, e mesmo assim já é uma realidade potente.
É a primeira emissora de TV brasileira, na internet, com programas e projetos, originais ou licenciados. Todos desenvolvidos por uma equipe de profissionais surdos, ouvintes, tradutores, intérpretes e profissionais do Instituto Nacional de Educação de Surdos.
O canal prioriza a Língua Brasileira de Sinais. Porém, conta com legendas e locução em todo o seu conteúdo. Portanto, isso que o torna único, ao integrar na mesma proposta o público surdo e ouvinte.
“É a primeira web TV totalmente acessível. Tanto a adaptação e produção de conteúdo é feita em Língua de Sinais. A primeira língua é a Língua de Sinais. Os conteúdos são pensados a partir da ótica dessa comunidade. Então, você passa a trazer informação de esporte, entretenimento, cultura, lazer, educação, saúde para um público que antes não tinha acesso a esse tipo de informação”, comemora o tradutor e intérprete Ruan Souza Diniz.
Sobretudo, para se ter uma ideia do ineditismo da TV Ines, no mundo inteiro, existem apenas cinco emissoras com essa atividade. A programação é eclética com foco na comunicação educativa. Isso inclui informação, cultura, aulas de Libras, revistas eletrônicas, um talk show em Língua Brasileira de Sinais, entre outros temas.
Fonte: Conheça a primeira TV brasileira para surdos, a TV Ines